Governo Trump acusa Moraes de abuso de poder e ameaça punir aliados da prisão de Bolsonaro

  • 05/08/2025
  • 0 Comentário(s)

Governo Trump acusa Moraes de abuso de poder e ameaça punir aliados da prisão de Bolsonaro

Foto: X

     A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro repercutiu internacionalmente. Na noite desta segunda-feira (4), o governo dos Estados Unidos, sob liderança de Donald Trump, reagiu com duras críticas à medida e apontou o magistrado como autor de violações de direitos humanos.

     A declaração oficial partiu do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, ligado ao Departamento de Estado norte-americano, por meio de uma postagem na rede social X (antigo Twitter). O texto, publicado tanto em inglês quanto em português, condena a ordem judicial contra Bolsonaro e afirma que “impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público”. A mensagem conclui: “Deixem Bolsonaro falar!”.


     Mais do que críticas, o comunicado traz um tom de ameaça a outras autoridades envolvidas na execução da decisão. “Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas”, afirmou o órgão. A publicação foi compartilhada pela Embaixada dos EUA no Brasil.

     A reação acontece dias após Moraes ser incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky, mecanismo norte-americano que permite penalidades contra estrangeiros envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos. Com a medida, o magistrado teve os bens bloqueados nos EUA, está proibido de entrar no país e não pode realizar qualquer tipo de transação com empresas ou cidadãos americanos.

     De acordo com analistas, a sanção equivale a uma espécie de “pena de morte financeira”. Qualquer violação às restrições, mesmo por terceiros, pode gerar punições por parte do governo norte-americano.

     A prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada por Moraes após o ex-presidente se manifestar publicamente por meio de uma ligação transmitida durante manifestação de apoiadores no Rio de Janeiro. A mensagem foi divulgada por seus filhos e aliados nas redes sociais, contrariando proibições impostas anteriormente pelo STF.


     Na decisão, Moraes afirmou que o conteúdo compartilhado tinha como objetivo instigar ataques ao Supremo e incentivar apoio à intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro. A publicação mais destacada foi feita pelo senador Flávio Bolsonaro, que posteriormente apagou a postagem.

     A defesa do ex-presidente nega qualquer violação das medidas cautelares e afirma que Bolsonaro sempre seguiu as determinações impostas. Os advogados classificaram a prisão domiciliar como “surpreendente” e informaram que irão recorrer da decisão.

FONTE: msn.com


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Dreamer

Ozzy Osbourne

top2
2. What's Up

For Non Blonde

top3
3. Time After Time

Cyndi Lauper

top4
4. Everybody Wants To Rule The World

Tears for Fears

top5
5. When It's Love

Van Halen

Anunciantes