Presidente interina da Venezuela convida Trump para 'trabalho conjunto"
- 05/01/2026
- 0 Comentário(s)
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, publicou um texto nas redes sociais no final da noite de hoje em que defende uma colaboração com os EUA. Rodríguez citou a possibilidade de uma "coexistência comunitária duradoura" entre os países. "Estendemos o convite ao governo dos Estados Unidos para trabalhar conjuntamente em uma agenda de cooperação, voltada ao desenvolvimento compartilhado, no marco da legalidade internacional, e que fortaleça uma convivência comunitária duradoura."
A presidente interina citou nominalmente o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador Nicolás Maduro. "Presidente Donald Trump, nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não a guerra. Esta sempre foi a mensagem do Presidente Nicolás Maduro, e é a mensagem de toda a Venezuela neste momento."
Delcy Rodríguez assina o texto como presidente interina. Ontem, a Suprema Corte da Venezuela determinou que a vice-presidente assumisse como presidente interina. Depois da determinação, as Forças Armadas venezuelanas reconheceram Rodríguez como chefe de Estado.
O posicionamento da venezuelana surgiu no momento em que Trump falava com a imprensa dos EUA. Ao ser questionado sobre as críticas de Delcy Rodríguez após a ação dos EUA ontem, o republicano respondeu: "Vocês ouvem uma pessoa diferente da que eu ouço. [...] Precisamos de acesso total."
FONTE: UOL
Mais cedo, Trump ameaçou Rodríguez. Ele disse que ela pagaria um preço "provavelmente maior que Nicolás Maduro", caso não fizesse o "certo"














